sábado, 15 de setembro de 2007

.::Criptografia de Dados::.

"A criptografia é uma arte: A arte de escrever ocultamente. Talvez tão antiga quanto a própria escrita, hoje é um dos métodos mais eficientes de se transferir informações, sem que haja a possibilidade de comprometimento do sigilo."

Uma possibilidade de segurança de dados que nunca deveria ser esquecida é a criptografia e a decodificação dos dados antes que eles sejam enviados para a rede.Na Suécia, todas as comunicações de dados devem ser criptografados (por ordem do governo) e existe um mercado próspero de modems de criptografia. Os Estados Unidos fariam bem em considerar medidas parecidas.Vários utilitários estão disponíveis para que se possa criptografar mensagens. Com o UNIX padrão, o comando crypt permite que você aplique ao conteúdo dos arquivos a mesma rotina confusa usada para criptografar senhas. quando recebidas do outro lado, elas podem ser decodificadas para leitura.A criptografia de arquivos de correio eletrônico podem ser combinados de forma letal usando os três comandos seguintes:
» enroll
» xsend
» xget

O enroll é usado para acrescentar um usuário ao sistema de correio eletrônico seguro. Depois que digitar o comando, você deverá fornecer uma "chave". a chave é um carácter usado para determinar sua criptografia/decodificação - por exemplo, a letra "a".Você pode usar xsend no lugar de mail ou mailx para enviar uma mensagem, se quiser que ela seja segura. Isso coloca o utilitário no modo de entrada, e todas as outras operações são idênticas à maneira que trabalham com outras rotinas de correio eletrônico. Contudo, correspondência segura pode ser enviada apenas para um usuário, e mais de um nome na linha de comandos não pode ser especificado.Quando você iniciar uma sessão, a mensagem you have mail aparecerá. Ao tentar ver sua correspondência eletrônica, será informado sobre o usuário que te enviou (além de data e hora). Para ler a mensagem, você deverá usar o comando xget.O comando xget pedirá a chave e você deverá entrar com a mesma chave que foi usada durante o enroll. Se a chave fornecida estiver certa, a mensagem será apresentada e as mesmas opções estarão disponíveis para a leitura de qualquer mensagem. Se você fornecer a chave errada, ela ainda será apresentada, mas estará com caracteres de controle e não será possível realizar a leitura.

A criptografia é um processo complexo, e uma chave pública é atribuída ao sistema do arquivo montado seguramente. Uma chave pública é uma peça de conhecimento comum como - uma hora - que é criptografada. O cliente criptografa a chave pública e a envia para o servidor com todos os requisitos. O servidor decodifica e compara com o valor com ele acredita que deveria ser. Se eles coincidirem, as transações continuarão. Se eles não coincidirem, o cliente não terá acesso aos sistemas do arquivo do host.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved