quarta-feira, 18 de junho de 2008

.::[Dica] Use melhor seu scanner::.

Como tirar o máximo proveito de seu scanner.


) Quando escaneamos (“digitalizamos”, na linguagem correta) uma imagem. O tamanho do arquivo está relacionado ao da foto e de sua complexidade, como também da resolução usada. Essas características afetam, tanto na dimensão do arquivo, quanto no tempo da criação da imagem. Por exemplo: uma foto 10x15, escaneada na resolução de 300 dpi (dots per inch – pontos por polegada), vai resultar num arquivo imenso, além de levar mais de dois minutos para terminar o processo de criação, dependendo da sua máquina.

2) Se você quiser escanear uma foto para enviar através do e-mail, tente usar uma resolução de 72 dpi ou 100 dpi. Assim, economiza espaço em disco e poupa tempo na hora de transmitir a mensagem. Deixe para usar uma resolução maior quando for fazer trabalhos a serem impressos ou apresentados profissionalmente. Use, também, uma resolução maior quando for escanear uma imagem pequena, para que não se percam detalhes, quando for aumentá-la.

3) A grande maioria dos programas que acompanham o scanner, por padrão, cria arquivos no formato BMP. Mas você pode economizar espaço, salvando os arquivos em outro formato, como JPG ou GIF, pois esses padrões de arquivos possuem o recurso de compressão. Não se esqueça de que, ao salvarmos uma imagem como JPG ou GIF, sempre se perdem detalhes da imagem, mas vale a pena pelo tamanho do arquivo. O formato JPG é mais usado quando se trata de uma foto, pois possui um número bem maior de cores. Já o formato GIF é usado quando se tem um número de cores menor. Geralmente desenhos são imagens que usam um número de cores bem reduzido.

4) Em caso de dúvida sobre qual formato usar, salve nos dois e compare o tamanho dos arquivos, depois apague o que ficar maior ou pior.

5)Quando for imprimir a foto, dê preferência por usar o formato TIFF, pois ele ocupa a metade do espaço de um arquivo BMP, sem perda na qualidade da imagem. Use de 200 a 300 dpi.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved