segunda-feira, 16 de junho de 2008

.::História da Internet::.

Em 1969, em plena guerra fria, o governo americano, ciente da importância dos computadores e de sua interligação em uma guerra mundial, encomendou um projecto de uma rede híbrida de computadores que permitisse, mesmo sob um bombardeio, comunicação rápida, eficiente e ainda oferecesse rotas alternativas.
A criação desta rede ficou sob a responsabilidade da ARPA (Advanced Research Projects Agency). Chamada de ARPAnet, esta rede interligava alguns laboratórios de pesquisa. Em 1972 a ARPAnet já contava com 40 computadores interligados e em 1973 foi efectuada a primeira conexão internacional, com a Inglaterra e a Noruega.
Em 1975 a ARPAnet deixa de ser uma rede experimental para ser uma rede operacional. Neste mesmo momento, iniciou-se o desenvolvimento do protocolo de comunicação TCP/IP.
Em 1983 três fatos importantes aconteceram: Primeiro, o protocolo TCP/IP é adoptado como um padrão para as redes militares. Em segundo lugar, iniciou-se o desenvolvimento do Berkeley UNIX (BSD). E finalmente, ARPAnet é dividida em duas redes. Uma, denominada MILNET, que passa a fazer parte da Defense Data Network (DDN) e uma nova ARPANET. Então, o termo Internet (inter-redes) foi usado para referenciar as duas redes.
A partir deste momento, a tecnologia da ARPAnet (Internet) passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios de pesquisa nos EUA e em diversos outros países.
Num primeiro momento a Internet oferecia serviços básicos como, por exemplo, correio electrónico, telnet, ftp e finger.
Em 1987, com a liberação, nos EUA, do uso comercial da Internet e a partir de 1989 com o desenvolvimento do WWW (World Wide Web), pelo CERN - um laboratório de física de partículas localizado na Suíça - houve um aumento significativo do número de hosts e usuários conectados na "grande rede". Porém, o crescimento vertiginoso aconteceu a partir de 1993 com desenvolvimento do programa Mosaic, navegador WWW que permitiu o acesso ao Web em um ambiente gráfico. Actualmente, estima-se que existam mais de 9 milhões de computadores e mais de 70 milhões de usuários da Internet em todo o mundo.
A primeira espinha dorsal (backbone) da Internet no Brasil foi montada em 1992, através da RNP - Rede Nacional de Pesquisa (criada dois anos antes).


Este backbone interligava as principais universidades e centros de pesquisa do país, além de algumas organizações não-governamentais. Em 1995 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil.

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é uma espécie de esperanto da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet, em inglês). Todos os computadores que entendem essa língua são capazes de trocar informações entre si. Assim pode-se conectar máquinas de diferentes tipos, como PCs, Macs e Unix.
A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende aceder um computador no


Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.

Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local até o seu fornecedor de acesso. Essa empresa (ou instituição) cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede. Mesmo assim, você paga o mesmo preço se enviar uma mensagem para o Japão ou para seu vizinho.
Além de ficarem conectados entre si, os servidores Internet têm outras funções. A mais comum é fornecer acesso.


Instituições académicas permitem a funcionários, professores e alunos se conectarem à rede através de computadores instalados no campus ou de casa, pela linha telefónica. As grandes empresas oferecem acesso à Internet a seus funcionários por meio de suas próprias redes internas. Por fim, existem empresas especializadas em vender conexão à rede.
Os servidores Internet podem oferecer vários serviços. Copiar arquivos, enviar mensagens para outros usuários, participar de grupos de discussão e visitar serviços de informação são os principais:


WebO principal serviço da Internet é a Web, a parte multimédia da rede. É na Web que você pode ler jornais electrónicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar bancos de dados. É possível ainda saltar de um lugar a outro na Internet por meio de páginas interligadas. A quantidade e diversidade do conteúdo colocado na Web é tão grande que é preciso utilizar serviços de catalogação para encontrar as informações que você está procurando. Clique aqui para saber mais sobre a Web.

Correio electrónicoCom o correio electrónico, pode-se enviar mensagens para qualquer usuário da rede. O texto chega ao destino em alguns minutos (ou horas, dependendo do tráfego) e o usuário não precisa estar conectado para receber a carta. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal electrónica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital. As vantagens sobre o fax são muitas. Você pode armazenar em seu computador todas as mensagens enviadas e recebidas pelo tempo que quiser. É possível também copiar trechos dos textos que escrevem para você e comentá-los na sua resposta. Clique aqui para saber mais sobre o e-mail.

Transferência de arquivosCom o FTP é possível copiar programas gratuitos de servidores da rede. A maioria destes servidores está localizada em universidades e contém todos os tipos de software.

Grupos de discussãoA Internet é uma grande comunidade virtual. Como toda comunidade, tem clubes que reúnem pessoas com interesses semelhantes. Na rede, esses clubes são chamados de grupos de discussão e podem acontecer de duas formas. Existem os grupos da Usenet, que funcionam como quadros de avisos divididos por assunto, e os canais de chat, onde os usuários podem bater papos ao vivo em salas especiais para cada tópico. Na Usenet, você pode entrar no grupo dos fãs do seriado Os Simpsons, ler as mensagens dos demais usuários e enviar suas próprias contribuições. Existem mais de 16 mil grupos na Usenet, com assuntos tão diversos como nano tecnologia e patins in-line. Clique aqui para saber mais sobre a Usenet. Os canais de chat permitem que vários usuários conversem ao mesmo tempo através de frases digitadas no teclado. As conversas são organizadas em salas virtuais, que podem ou não ser dedicadas a um determinado assunto.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved