Depois de muita polêmica, a operadora de telefonia móvel Claro anunciou que não vai mais cobrar R$ 100 dos clientes que quiserem reservar o telefone multimídia iPhone 3G. Segundo comunicado da empresa, os clientes que já pagaram essa taxa serão contatados pela operadora para a devolução do valor. O reembolso, afirmou a companhia, não vai alterar o fato de esses clientes estarem entre os primeiros a adquirir o aparelho, já disponível em diversos países.
No mesmo comunicado, a empresa também afirma que manterá a iniciativa de contatar as pessoas cadastradas em seu site interessadas em informações sobre o iPhone 3G. Após o anúncio de que a America Móvil, controladora da Claro, traria o telefone para o país, a operadora criou um cadastro na web para os interessados na compra do aparelho.
A venda do iPhone 3G no Brasil foi autorizada oficialmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 12 de agosto. O aparelho deve chegar oficialmente ao país ainda em setembro, de acordo com as atendentes do serviço de reserva da Claro. A operadora, no entanto, não confirma a data oficialmente e também não divulga o preço final.
Vale lembrar que os aparelhos da Apple não são exclusividade da Claro; outras três operadoras já demonstraram interesse em trazer o iPhone para o país.
A Telefônica fechou um acordo com a Apple para vender ainda este ano o celular no Brasil e em outros 11 países latino-americanos. A TIM, cuja controladora vende os aparelhos na Itália, também pretende disponibilizar o iPhone.
A Oi, por sua vez, que espera autorização dos órgãos reguladores para assumir o controle da Brasil Telecom, ainda não tem acertos com a Apple. Ela informou, através de um comunicado, que "a Oi tem interesse em comercializar o iPhone em suas lojas, desde que o modelo de negócio seja adequado a esta estratégia".
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