sábado, 18 de outubro de 2008

.::Impressora 3D cria e dá forma a objetos::.

A verdade é que uma impressora é essencial para qualquer casa, escritório, universidade, etc. E provavelmente, o futuro deste periférico está nas impressoras 3D.

As impressoras 3D não são algo do outro mundo, já existem em indústrias e oficinas especializadas nelas há algum tempo. No entanto, ela ainda pode ser considerada um produto caro, usado somente quando o investimento vale à pena, como em protótipos, design de produtos (indústria automotiva) e aeronáutica.

Em exemplo desses equipamentos, é a nova impressora 3D de mesa Alaris 30, da Objet. Ela não é muito maior que um combo comum de impressora/scanner, funciona com uma tomada comum, conecta-se a qualquer rede de escritório e vem com drivers e software simples que permitem o envio de arquivos CAD produzidos a partir de modelos de plástico com dimensões de até 29,39 x 19,61 x 14,99 centímetros.

O preço do periférico não foi anunciado ainda. Para saber detalhes completos sobre a Alaris 30, clique AQUI.

DIY (Do it yourself), ou, faça você mesmo

As impressoras 3D montam um objeto a partir de uma disposição de partículas de um material, assim como impressoras tradicionais criam imagens a partir dos pontos. Elas constroem modelos em uma pilha de camadas muito finas, cada uma criada por um líquido ou um plástico em pó que pode ser solidificado em pequenos pontos por calor, luz ou elementos químicos precisamente aplicados.

Mesmo com os preços atuais, o equipamento está se multiplicando. Universidades e colégios a utilizam para aulas de design, médicos imprimem modelos para ajudar em cirurgias complexas, arquitetos imprimem maquetes tridimensionais de seus designs. A tecnologia foi até utilizada para construir um mapa topográfico de Nova Orleans, ajudando na reconstrução da cidade.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved