terça-feira, 21 de outubro de 2008

.::Indentificação facial em aéroportos::.

Segundo informou nesta segunda-feira, 20, o jornal "The Guardian", a polícia internacional Interpol planeja criar um sistema de reconhecimento facial dos passageiros que utilizam os aeroportos de todo o mundo. O diretor da divisão de impressão digital da Interpol, Mark Branchflower, apresentará o sistema nesta semana em Londres.

De acordo com Mark, o objetivo é facilitar a busca e captura de criminosos procurados pela organização. Segundo a Interpol, mais de 800 milhões de passageiros internacionais não passam por um controle básico de identificação facial, o que permite que eles viajem com passaporte ou documento de identidade roubados.

O grupo de defesa das liberdades civis NO2ID (sigla em inglês para "Não à identificação"), que já luta contra a introdução de uma carteira de identidade obrigatória no Reino Unido, expressou preocupação com o projeto da Interpol.

O porta-voz da organização, Michael Parker, argumenta que já existe informação suficiente sobre todos os passageiros e que o sistema "vai muito além" da busca específica de pessoas.

"As agências encarregadas de cumprir a lei necessitam de sistemas eficazes, mas têm de haver um equilíbrio entre segurança e intimidade", completou.

No ano que vem, a Interpol instalará um novo sistema de identificação de digitais com maior capacidade de armazenamento de dados que o atual; mesmo assim, a organização quer dar prioridade ao sistema facial.

Branchflower disse que o sistema facial poderia ser implantado rapidamente e seria de grande utilidade para todos os países. "Existem atualmente muitos dados armazenados, mas eles não estão em registros que a Interpol tenha acesso", argumentou.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved