quarta-feira, 29 de outubro de 2008

.::MP1, MP2, MP3… MP o que???::.

Em 1979, quando a Sony lançou o primeiro Walkman, que nada mais era do que um toca-fitas com fone de ouvido, o mundo inteiro aderiu à moda. Depois vieram os discmans e, apesar da tecnologia já avançada desses novos aparelhos, a idéia de transportar áudio para todo e qualquer lugar só foi digitalmente aperfeiçoada com o lançamento dos primeiros tocadores de música no formato MP3, em 1998.

Contudo, quem realmente fez reviver essa mania de andar pelas ruas ouvindo música foi a Apple com o lançamento do seu iPod, que, ao invés de reproduzir fitas cassete, passou a reproduzir canções em formato digital MP3. Muitas outras marcas seguiram essa tendência e hoje já encontramos MP3 players de todos os tipos. Na verdade, estes aparelhos executam arquivos de muitos outros formatos, mas o MP3 acabou se tornando padrão para denominar estes aparelhos.

E você já deve ter ouvido falar também nos MP4, não? Bom, a verdade é que existe uma lista de 9 tipos de MPs: MP1, MP2, MP3, MP4, MP5, MP6, MP7, MP8, MP9 e agora, MP10.

Entendendo a sigla MP

A família “MP”, que indica um tipo de arquivo de mídia ou um tipo de player, é nomeada segundo a fórmula demonstrada “MP + (número)”. O MP3 e outros formatos utilizados pelos aparelhos de áudio digital são técnicas de compressão de dados que reduzem drasticamente o tamanho do arquivo de música original.

Esta quantidade de redução de dados é variável: uma maior taxa de redução resulta em um arquivo menor, mas quanto menor o arquivo, menor também a qualidade do som. Com taxas de dados maiores (menos comprimidas = melhor som), o som chega mais perto da qualidade de gravação do CD original. O áudio de alta qualidade deve pelo menos ser gravado a 128 kilobits por segundo (kbps), o que resulta em um arquivo MP3 de aproximadamente 4MB para uma faixa de aproximadamente 3 minutos.

MP3, os mais ‘famosos’


3

Tendo surgido há apenas alguns anos, os MP3 players são versáteis e sua popularidade parece aumentar a cada dia. A linha de iPods da Apple atualmente domina o universo dos tocadores de áudio digital, mas vários fabricantes como Creative, Sandisk, BenQ, Panasonic, Sony, JVC e Samsung produzem uma grande variedade de tocadores que compete com os iPods em relação ao preço.

O nome da categoria de MP3 players é utilizado para tocadores e armazenadores de som que podem suportar arquivos de música em vários formatos. Isto pode incluir WMA, WAV, ATRAC, OGG e outros, além do MP3.

MPs – Os vários modelos


MP1 e MP2

1

MP1 e MP2 são formatos de compressão de arquivos de áudio que recebem, respectivamente, as extensões “.mp1″ e “.mp2″. Apresentam uma baixa qualidade nos arquivos comprimidos e também uma baixa taxa de compressão. Devido a esses fatores, o MP1 e o MP2 não são muito utilizados para áudio.


MP3

2

Ao contrário das versões anteriores, este tipo de arquivo foi o primeiro a conseguir conciliar boas taxas de compressão com boa qualidade de áudio. E essa capacidade gerou uma fama tão grande do formato que a partir daí os aparelhos de execução de áudio digital, mesmo aqueles que reproduzissem também formatos diferentes como .wav e .wma, passaram a ser chamados de MP3 Players.

A fama adquirida colocou o formato no ranking dos mais usuais, sendo o principal meio, ainda hoje, de compactação de música.


MP4

4

O MP4 é um formato que surge no rastro do sucesso obtido pelo MP3, no entanto, este é um formato de vídeo que possui áudio em MP4.

Ao contrário do que acontece com o MP3, os aparelhos chamados de MP4, com poucas exceções como o iPod, não apresentam a função de player de MP4. Estes aparelhos são apenas reprodutores de MP3 com capacidade de reprodução de vídeo, ainda que de outras extensões, normalmente de qualidade de compactação inferior.


MP5

5

Seguindo os passos do MP4, o nome MP5 é apenas uma forma de mostrar a quantidade de dispositivos “extras” que um player possui.

Na verdade, o que muda de um aparelho MP4 para um MP5 é apenas a adição da câmera, embora as versões mais modernas também agreguem outros dispositivos como webcam, câmera filmadora ou até mesmo exportação de vídeo para TV e emuladores para videogame 8 bits.


MP6

6

Assim como foi dito no exemplo anterior, um MP6 é apenas um player MP4 multifuncional, não existindo uma extensão MP6. O diferencial desta categoria é que este player apresenta também funções como suporte a Bluetooth, Java e GPRS, procurando imitar a funcionalidade de um celular.

MP7

7

Resumidamente, o MP7 não é nada mais que um MP6 com função de TV.

MP8, MP9 e MP10: confusão total

8


8

É difícil explicar as funções dos aparelhos MP8, MP9 e o novíssimo MP10, já que cada fabricante opta por características que nem sempre coincidem entre si. Para esses casos, só valem três pequenas regras:

- Não existe arquivo MP8, MP9 ou MP10;

- Todos tocam MP3 e vídeo;

- Para conhecer a configuração completa de um aparelho específico o consumidor tem que procurar informações detalhadas junto ao fabricante dos players.


Modelos de aparelhos de música digital

Aparelhos de áudio digital estão disponíveis em uma grande variedade de estilos, desde pequenos até unidades relativamente grandes, que podem armazenar dezenas de gigabytes de música e outros conteúdos.

Além dos arquivos de música, muitos tocadores podem guardar outros tipos de informações, servindo como dispositivos portáteis de armazenamento de dados. Existem MP3 players com rádios FM integrados, microfones de voz e entradas de fios que permitem que os tocadores gravem diretamente de outras fontes de áudio.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved