terça-feira, 20 de janeiro de 2009

.::Obama: posse cercada de tecnologia::.

Nesta terça-feira, 20, todos os olhos do mundo estarão voltados aos Estados Unidos, onde Barack Obama toma posse do cargo de presidente do país. Marcado por inovar durante as eleições com a utilização de veículos de comunicação inéditos, como blogs, profiles e sites de relacionamentos, Obama agora leva os aparatos tecnológicos para a Casa Branca.

Para começar, o Cadillac One, veículo presidencial terrestre é todo turbinado. Apesar da carcaça clássica, consome tecnologia do tanque aos pára-lamas e tem pretensões de tanque de guerra. Os vidros são à prova de balas e todo o carro é seguro contra armas químicas. O condutor terá, à disposição, câmeras de visão noturna e canos espalhados pelo carro, pronto para disparar gás lacrimogêneo.

A traseira do Cadillac One aloja o armazenador de combustível. Encouraçado, o tanque promete conservar-se intacto a maior das colisões, blindando qualquer choque ou atrito que possa causar uma explosão.

Como exigência pessoal de Obama, foi instalado um tocador de CD com capacidade para dez discos. Em seu assento, o presidente terá acesso a um desktop, um laptop com wi-fi, um telefone-satélite e uma linha direta com o vice-presidente e com o Pentágono. Além de um centro de comunicação interna para conversar com motorista (ou com os quatro passageiros cabíveis) e ver informações do GPS.

A GM, responsável pela construção do modelo, se recusa a dar detalhes de desempenho das peças para manter a segurança do presidente ainda mais vigente.


Segurança de última geração

A segurança durante a posse também contará com a tecnologia: serão 94 câmeras de segurança instaladas pela cidade, além das fixas que ficam nas estações do metrô e as que serão instaladas em helicópteros, informou a chefe da Polícia Metropolitana, Cathy Lanier.

Para vigiar o evento, será utilizada uma parede feita por monitores de LCD criada pelo Laboratório de Visualização Eletrônica da Universidade de Chicago. O Optiportal, apoiado por um supercomputador, tira fotos de alta-resolução.

A imagem de 35 megapixels com medida de 4x8 pés, pode ser vista e discutida por um grande número de planejadores, utilizando para isso o software Magic Carpet. “O Magic Carpet é basicamente o Google Maps com esteróides”, conta Jason Leight, diretor do Laboratório da Universidade de Chicago. “Ele foi desenvolvido para circular em um grande número de PCs que rodam o OptiPortal, permitindo que você dê zoom mais rapidamente a essas imagens de alta-resolução”.

Transmissão da posse

A posse de Barack Obama será transmitida via internet com a tecnologia Silverlight, da Microsoft. O produto foi escolhido pelo Comitê de Inauguração Presidencial, que cuida de todos os assuntos da posse do novo presidente americano, inclusive dos detalhes tecnológicos.

Além do acordo com a Microsoft, o mesmo grupo fechou parcerias com os serviços YouTube, Twitter e Flickr. Assim, quem não puder assistir à posse pela televisão, terá a chance de acompanhar o discurso de Obama usando os recursos da web.

Não é a primeira vez que o Silverlight é utilizado para fins políticos. Em agosto do ano passado, o Partido Democrata utilizou a tecnologia da Microsoft para transmitir os detalhes da sua convenção pela internet, inclusive o discurso do então candidato Obama.

Segundo informações da Venture Beat, o GeoEye-1, conhecido como o satélite do Google (devido a sua exclusividade em gerar imagens para o Google Maps e Earth), também estará ligado na festa de posse do Presidente Obama e disponibilizará as imagens da festa 3 horas depois de tiradas.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved