Quatro estudantes espanhóis uniram uma câmera digital barata a alguns aparelhos eletrônicos modificados e os enviaram ao espaço para tirar algumas imagens da Terra.
Construindo os componentes do sensor eletrônico a partir do zero, os estudantes Gerard Marull Paretas, Sergi Saballs Vila, Marta Gasull Morcillo e Jaume Puigmiquel Casamort, todos com idades entre os 18 e 19 anos, conseguiram mandar seu pesado balão de látex para o espaço e tomar notas de sua ascensão.
Sob a orientação do professor Jordi Fanals Oriol, os quatro alunos seguiram a evolução do balão usando sensores de alta tecnologia que se comunicavam com o Google Earth.
Concluindo a experiência em fevereiro, a equipe Meteotek tinha ainda que levar em conta uma ampla gama de variáveis e contar com muita sorte. "O balão que escolhemos foi inflado com hélio para pouco mais de dois metros e pesava apenas 1.500 gramas", disse Gerard Marull, líder da equipe. "Ele era capaz de transportar o equipamento sensor e câmera digital Nikon, que pesava 1,5 kg”.
O projeto de ciência dos alunos foi considerado tão incrível que já captou a atenção da Universidade de Wyoming nos EUA.
Veja AQUI os álbuns de fotos da experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário