O mercado de games no Brasil vem crescendo rapidamente. Além do aumento do público de jogos na internet, que ganhou muitos adeptos de uns anos para cá, outro setor que descobriu os games como uma ótima ferramenta para seus negócios é o mundo corporativo. Na busca de uma melhor qualificação de seus colaboradores, empresas de diferentes segmentos tem utilizado os chamados serious games para treinar pessoas na utilização de ferramentas ou ainda comunicar mudanças organizacionais e promover relacionamento entre departamentos através de simulações.
Apesar de pouco conhecidos no Brasil, estes games já existem há algum tempo. Uma pesquisa realizada nos EUA pela eLearning Guild mostrou que lá 50% dos bancos e empresas na área de finanças e contabilidade e 35% das empresas de seguro já utilizam games para treinar seus colaboradores. “Pesquisas mostram que as pessoas se lembram de apenas 10% do que lêem, 50% daquilo que vêem ou ouvem e 90% daquilo com o que interagem”, explica Fernando Chamis, diretor da Webcore Games.
“Podemos adaptar o game de acordo com as necessidades de cada empresa. Isto permite uma maior interação com o público alvo. Dessa maneira, os jogos podem ser convertidos em conteúdos digitais como WebSites, CDs e Intranet, valorizando este conteúdo. Enquanto permanece entretido, o usuário entra em contato com a mensagem ou o conceito”, afirma Chamis.
Entre os métodos utilizados pela Webcore Games estão os chamados "mapas de treinamentos e comunicação", que através de conceitos comuns para os participantes, fazem uso de metáforas ou representações ilustradas para esclarecer um determinado conteúdo do mais simples ao mais complexo. “Através desta ferramenta conseguimos estimular a aprendizagem coletiva e reduzir o tempo de aprendizado dos colaboradores. Ainda temos a possibilidade de mostrar os valores e a estrutura da empresa”, diz Fernando.
Diferente das mídias tradicionais, os serious games possibilitam a captação de informações de uma forma interativa, lúdica e divertida, a criação de bancos de dados para uso em campanhas posteriores e, principalmente, proporciona o aprendizado através da experiência. Para Chamis, estes games também são úteis para treinar os colaboradores a executar determinadas funções na empresa, realizar cursos e palestras de forma interativa, além de auxiliar nos processos de recrutamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário