quarta-feira, 10 de junho de 2009

.::Lei responsabiliza fabricantes pela coleta de lixo eletrônico em SP::.

Foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) um Projeto de Lei que obriga as empresas que fabricam produtos eletrônicos a neutralizar o lixo tecnológico. “Estes produtos têm substâncias altamente nocivas ao meio ambiente e à saúde. Por isso, é preciso muito cuidado e rigor com a destinação que se dá a eles quando são colocados em desuso, para que não haja qualquer forma de contaminação”, diz a deputada estadual Vanessa Damo (PV-SP).

Em todo o mundo está se produzindo cada vez mais lixo eletrônico. Por ano, segundo a Organização Não-Governamental Greenpeace, são produzidos no planeta cerca de 50 bilhões de toneladas de lixo eletrônico.

“Uma boa alternativa para quem não sabe o que fazer com o aparelho eletrônico que não tem mais serventia alguma é doá-lo a instituições que realizam trabalhos sociais e que necessitam e esperam esse tipo de ajuda. São organizações, por exemplo, que capacitam jovens para trabalhar na montagem e manutenção de computadores ou que promovem a inclusão digital. Além de contar com a gratidão das pessoas que serão beneficiadas por esse gesto de solidariedade, o meio ambiente também agradece”, sugere a deputada.

A lei ainda precisa ser sancionada pelo governador José Serra.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved