quarta-feira, 10 de junho de 2009

.::m-Commerce vai abolir dinheiro de papel e plástico?::.

*Adriano Filadoro

Conhecidos como m-commerce (mobile commerce), os pagamentos via telefonia móvel vêm sendo viabilizados. Tanto os sistemas financeiros como as operadoras estão atingindo sua maturidade no que se refere à nova tecnologia. Em breve, as pessoas não sairão de casa nem com dinheiro, nem com os vários cartões que estão habituadas a carregar. Toda transação será realizada via dispositivo móvel.

Há várias tecnologias disputando qual delas será adotada como padrão para pagamentos físicos e virtuais. Afinal, o número de celulares em uso no Brasil é praticamente igual ao de sua população – mais de 180 milhões. Apesar de muitas ferramentas estar em testes, pagar uma conta fazendo uso do aparelho celular oferece o mesmo nível de segurança de uma transação bancária via internet. Ou mais.

Os dados pessoais do usuário estarão sempre criptografados, podendo ser acessados somente se o cliente digitar sua senha. Trata-se de um procedimento muito parecido com o débito automático. Basta aproximar o celular a um leitor habilitado (POS), conectado a um terminal. As informações são transmitidas pelo telefone através de uma antena de curto alcance e a informação de pagamento é processada rápida e seguramente.

Como toda nova tecnologia implantada, a popularização do m-commerce dependerá de oferecer vantagens competitivas, principalmente em termos de custo e praticidade. Outro detalhe importante e que previne problemas é o estabelecimento de um teto para algumas transações comerciais em tempo real. Para compras acima desse valor, a operação não seria mais semelhante ao débito automático, e sim ao cartão de crédito tradicional.

Há muito, ainda, que nos acostumarmos com as novas tecnologias. As redes 3G têm tudo para se transformar num divisor de águas. Porém, ainda representam cerca de 1% da base instalada. Para melhor compreensão, o 3G é o novo grande passo da tecnologia móvel. Há três modos opcionais de 3G: o W-CDMA (wireless code division multiple access), muito usado na Europa e em alguns países asiáticos; o CDMA (code division multiple access), adotado na América do Norte; e o TDD/CDMA (time division duplex/CDMA), utilizado na China.

No Brasil, ainda não há definições a esse respeito. Em anos recentes, foram realizados muitos avanços em termos de protocolos, padrões, infraestrutura e aceitação do conceito m-commerce. Mas, a maior preocupação continua sendo as limitações relacionadas a memória, bateria e segurança.

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