segunda-feira, 1 de novembro de 2010

.::Pessoas se transformam em suas próprias antenas de celular: sim, é possível!::.

Pessoas se transformam em suas próprias antenas de celular: sim, é possível!

Já imaginou se cada pessoa fosse sua própria antena de redes de celular? É exatamente isso que pesquisadores estão estudando para criar alternativas à infra-estrutura necessária para o celular poder efetuar ligações.

O estudo está sendo realizado na Universidade de Queen, no Reino Unido. A proposta dos pesquisadores é que a transferência de dados seja feita de pessoa para pessoa, sem a necessidade do envio dos dados para uma antena e depois repassá-los ao destino.

Para que seja possível uma interação entre as pessoas estão sendo utilizados sensores que podem ser "vestidos" - com necessidade de energia muito menor que uma antena tradicional, maior cobertura e capacidade de se adaptar à demanada.

Neste caso, ao invés de diversas conexões separadas entre diferentes dispositivos e torres de telefonia móvel, cada um dos usuários emitiria sinal a alguém próximo, que iria enviá-lo para outra pessoa próxima, que enviaria para outra, assim por diante, até que chegasse ao destino.

Essas redes "corpo-a-corpo" poderiam ser incorporadas a dispositivos já utilizados no dia-a-dia pelo usuário, como um celular, tornando desnecessário carregar outro equipamento.

O benefício deste tipo de rede é que ela permite aumentar a cobertura de uma área com grandes multidões. No entanto, é possível que uma pessoa que esteja sozinha não consiga sequer fazer uma ligação.

A pretensão é de que a novidade chegue a mais de 400 milhões de aparelhos de todo o mundo até 2014.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved