quarta-feira, 15 de agosto de 2007

.::Tutorial XHTML::.

Esta matéria foi estilizada com CSS pelo autor.
Conheça a força das CSSO

BJETIVO

Este tutorial tem por objetivo descrever o que é, para que serve e porque adotar a linguagem de marcação XHTML, apresentando seus aspectos estruturais e semânticos, bem como ressaltando as vantagens do seu uso

De ond VEIO O XHTML?

Todas as línguagens de marcação da web são baseadas em SGML, uma metalínguagem complexa e complicada projetada para máquinas com a finalidade de servir de base para criação de outras linguagens. O SGML foi usado criar XML (Extensible Markup Language), também uma metalinguagem, porém bem mais simples. Com XML você cria suas próprias tags e atributos para escrever seu documento web. Isto significa que é você quem cria sua linguagem de marcação. XHTML foi criado dentro deste conceito e por isso é uma aplicação XML. As tags e atributos do XHTML foram criadas ("inventadas") aproveitando-se as nossas conhecidas tags e atributos do HTML 4.01 e suas regras. Conclui-se que ao usar XHTML, estamos escrevendo um código XML, onde as tags e atributos já estão definidas e isto proporciona todos os benefícios de XML sem as complicações e complexidade do SGML. XHTML é uma linguagem de marcação bastante familiar para quem conhece HTML e a transformação de um documento existentede HTML para XHTML é uma tarefa bem simples, como veremos adiante.

Qual a finalidade do XHTML ?

XHTML é a sigla em inglês para EXtensible HyperText Markup Language que em português resulta em Linguagem de Marcação para Hipertexto Extensível (arghhh), uma aplicação XML, escrita para substituir o HTML e nada mais é do que um HTML "puro, claro e limpo".

Vantagens de se usar XHTML

Enumeram-se várias e efetivas vantagens de se usar XHTML nos novos documentos web produzidos ou migrar os documentos atuais escritos em HTML.

E, dentre elas destaca-se em primeiro plano a compatibilidade da linguagem XHTML com as futuras aplicações de usuários, garantindo desde já que as criações XHTML conservar-se-ão estáveis por longos anos. A tendência é a de que futuras versões de brownsers e agentes de usuários em geral, deixem de suportar elementos e atributos já em desuso ("deprecated") segundo as recomendações da W3C, bem assim como antigos e ultrapassados esquemas e esboços do HTML. XHTML é a linguagem da web do futuro desde já a disposição de projetistas e desenvolvedores web. XHTML é um código consistente que dispensa uso de "truques" e "hacks" para contornar "bugs". Editar um código XHTML existente é uma tarefa bem simples por se tratar de uma escrita limpa e evidente. O tempo de carga de uma página XHTML é mais rápido pois os browsers tem a interpretar uma página limpa sem ter que interpretar e decidir sobre renderização de erros de código. Uma página XHTML é mais acessível aos browsers e aplicações de usuário padrão incrementando a interopebilidade e a portabilidade dos documentos web. Uma página XHTML é totalmente compatível com todas as aplicações de usuários para HTML, antigas e já ultrapassadas.

XHTML é uma "Web Standard"
XHTML 1.0 é uma recomendação da W3C e sua versão atual data de 26 de janeiro de 2000. Isto significa que trata-se de uma linguagem estável, oficialmente especificada pela W3C, tendo sido projetada e revisada pelos seus membros e é uma "Web Standard". NESTE LINK: http://www.codigofonte.net/to.cgi?http://www.maujor.com/w3c/xhtml10_2ed.html uma tradução para o português da Recomendação W3C de 26 de janeiro de 2000, revisada em 1 de agosto de 2002 - XHTML™ 1.0 The Extensible HyperText Markup Language (Segunda Edição)- Uma reformulação do HTML 4 em XML 1.0

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved