quinta-feira, 16 de agosto de 2007

.::Controles ocultos no seu monitor::.

Considero esta dica perigosa para os que não têm habilidade com hardware, mas certamente sua utilidade é muito grande. Se você quiser usá-la e não tiver esta habilidade, peça ajuda a um colega mais experiente. Os monitores possuem no seu interior, potenciômetros adicionais que permitem ajustar o brilho, contraste, posição, largura e altura da imagem, e ainda ajustar os níveis das componentes de vermelho, verde e azul. Um problema muito comum é quando a imagem do monitor está com pouca luminosidade e não conseguimos ajustar, mesmo quando atuamos sobre o controle externo já existente. Ou quando usamos a resolução de 800x600 em monitores antigos e a imagem não ocupa toda a largura da tela.

Abrindo o monitor podemos ajustar esses potenciômetros externos. O problema é o perigo da alta tensão existente no interior do monitor. Não toque em nada, principalmente na ponta do tubo de imagem, nos circuitos de alta tensão (normalmente protegidos por uma caixa metálica nem na “chupeta”, que fica na extremidade de um fio que sai dos circuitos de alta tensão e vai até a parte interna do tubo). Uma vez aberto o monitor (deve ser feito com o mesmo desligado), com muito cuidado para não tocar no tubo de imagem, localize os diversos potenciômetros de ajuste, normalmente localizados na parte lateral da placa de circuito do monitor. Ligue o computador e o monitor. Atue em cada potenciômetro interno e verifique o efeito na imagem.

Você encontrará potenciômetros para ajustar a altura e a largura da imagem, a linearidade, o brilho e o contraste. Encontrará controles independentes para amplificação do vermelho, verde e azul. Quando a imagem do monitor está rosada, significa que o amplificador verde precisa ter o ganho aumentado, através do potenciômetro correspondente.

Depois de fazer os ajustes, desligue o monitor e feche-o. Mais uma vez lembro: a alta tensão existente no interior do monitor é muito perigosa, podendo ser até mesmo mortal. Não use esta dica se você for desastrado, ou se tiver crianças ou pessoas desavisadas por perto, ou se você não tiver habilidade com hardware.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved