Um simulador de vôos escondidinho no Google Earth! Descubra e desvende este recurso e faça vôos panorâmicos para onde você quiser.
O Google Earth 4.2 possui um Easter Egg (Ovo de Páscoa, em inglês). Em se tratando de softwares, o termo indica uma função, brincadeira ou recurso do programa escondido. O "ovinho" do Google Earth é nada menos que um simulador de vôo, com o qual você pode escolher entre dois modelos de avião e percorrer os mapas exibidos pelo programa.
Para acessar este recurso, acione a combinação Ctrl+Alt+A. Uma tela vai se abrir e você deve escolher entre duas aeronaves: um F16, um dos bombardeiros mais utilizados no mundo, e um SR22, um monomotor mais fácil de manejar.
Você pode começar o vôo do ponto atual do Google Earth ou escolher um dos aeroportos de todo mundo. Infelizmente, não há nenhum aeroporto brasileiro. É possível usar um joystick para controlar o avião. O Google Earth vai detectá-lo automaticamente, caso ele esteja corretamente instalado.
Selecionando a opção de voar a partir do ponto inicial, você pode, por exemplo, sobrevoar a sua casa! Escolha qualquer ponto do planeta para fazer um vôo panorâmico sobre ele. Selecionando um aeroporto, você vai decolar uma aeronave para o destino que quiser.
Veja a tela de início do simulador de vôos:
Clique em “Iniciar Vôo” para começar. Os elementos do mapa serão carregados e isso pode levar alguns minutos.
Caso você escolha voar do ponto onde você se encontra no Google Earth, automaticamente sua aeronave será posicionada no meio do mapa, o que pode gerar uma colisão.
Aprender a pilotar pode custar algumas tentativas. Uma vez que os recursos de ajuda estão indisponíveis, o jeito é na tentativa e erro mesmo.
Use os seguintes controles para pilotar:
- Setas direcionais + Tecla Alt ou Ctrl: rotacionar ponto de visão.
- Teclas Page Up / Page Down: aumentar / diminuir potência.
- Setas direcionais para esquerda e direita: acionar ailerons.
- Setas direcionais para cima e para baixo: mover elevadores.
- Teclas Home e End: ajustar elevadores.
- Teclas Insert e Enter (no teclado numérico): movimentar o profundor.
- Teclas "(" e ")": ajustar flaps.
- Teclas 5 e C: centralizar elevadores e profundor.
- Tecla G: acionar/recolher o trem de pouso.
- Teclas “,” e “.”: reversores esquerdo e direito.
- Barra de espaço: pausar simulação.
- Tecla H: exibir/esconder HUD (head-up display), o visor com os elementos da aeronave.
- Teclas Ctrl + Alt + A: abrir a janela de opções do simulador.
- Tecla Esc: sair do simulador.
O princípio básico para decolar um avião com o simulador de vôo do Google Earth é gerar potência com a tecla Page Up. Uma vez que o avião estiver com velocidade suficiente, use as setas direcionais para decolar. As teclas estão invertidas, como é de se esperar em qualquer simulador de vôo. Assim, use a seta para baixo para embicar o avião.
Quando você estiver na altitude adequada, estabilize a aeronave.
Na teoria parece muito fácil. Porém, apesar de ser escondido, os controles do simulador de vôo do Google Earth são complexos. Pode ser que você precise praticar muito para decolar uma aeronave. Mas não é por causa disso que você será impedido de se divertir.
Se você quer voar sem a necessidade de decolar, bata intencionalmente o avião. Você será perguntado se deseja sair do simulador ou retomar o vôo.
Download do Google Earth 4.2:
http://baixaki.ig.com.br/download/Google-Earth.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário