sábado, 15 de setembro de 2007

.::[Segurança]Protegendo suas Senhas::.

O tema a ser discutido agora é sobre como proteger suas senhas. Mas antes de pensar numa senha ideal, primeiro é necessários pensar como um "hacker" faria para roubar suas senhas, e como você poderia dificultar a vida do indivíduo...

1. Por dedução: Se o seu nome é Roberto Carlos e o login é Roberto, a senha pode ser Carlos... Há uma estatística que diz: Um em trinta usuários usam uma senha assim! A mesma coisa serve para seu nome invertido, nome do cachorro, esposa, filhos, placa do carro e etc.

2. Outra forma é rodar um programa que testa as senhas mais utilizadas em todo mundo. Abaixo vai uma lista com as palavras preferidas dessas listas:

love, sex, god, secret, default, unknown, aaa, abc, academia, academic, access, ada, admin, aerobics, airplane, albany, alf, algebra, alias, aliases, alpha, alphabet, amber, amorphous, analog, anchor, andromache, animals, anita, answer, anthropogenic, anything, april, aria, arrow, athena, atmosphere, aztecs, banana, bandit, banks, bart, bartman, basic, batman, beauty, wizard, work, whatever, visitor, unix, sysadmin, super, student, somebody, password, soap, smile, singer, signature, rolex, professor, pencil, paper, papers, operator, office, nobody, master, manager, guitar, golf, games, ferrari, coke, cigar.

3. Invadindo o sistema e roubando uma cópia dos arquivos onde estão suas senhas (arquivos PWL, DAT ou um arquivo de texto onde você escreve suas senhas para o caso de se esquecer delas...)

4. O "hacker" pode ser alguém que está ao seu lado (irmão, amigo, colega de serviço), toda hora que você for digitar sua senha ele fica de olho nas teclas. Isso se chama engenharia social.

Como se proteger:

A melhor forma de se proteger é criar uma senha difícil de ser descoberta seja lá qual for o método usado pelo "hacker".Uma forma de criar uma boa senha é imaginar uma frase com mais ou menos seis palavras sendo pelo menos uma um numeral, por exemplo, "Hoje fui ao mercado duas vezes." Pegue as iniciais de cada palavra e no numeral coloque o número correspondente. No exemplo usado a senha ficaria assim: hfam2v. Para complicar ainda mais a vida do "hacker", você pode intercalar letras maiúsculas com minúsculas: HfAm2V. Fácil de decorar e difícil de ser descoberta.

OBS: Vc tambem pode ajudar a dificultar a vida dos hackers iliminado senhas salvas no pc,como eliminado o cookies que são onde são amazenadas sua senha de login,do orkut por exemplo ou msn.Tambem ajuda muito não usar a opção salvar senha, ou lembrar senha e email,mesmo sendo seu PC,Pode ocorrer que seu pc possa por exemplo estar com um spyware,mas seu antivirus não o detecta e ele faz a festa recolhendo todos seus cookies salvos,imagine assim que ele recolhe a informção tando conectado na net, ele manda isso pra o hacker,via net.Lembre-se pode não ser solução mas dificulta muito.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved