quinta-feira, 29 de novembro de 2007

.::Origem da WWW::.

25 de dezembro de 1990: Criação da Web

O grande momento da história da web tinha de ser o instante de sua própria criação. Em uma manhã de Natal de 1990, Tim Berners Lee e Robert Cailliau, do laboratório de pesquisas CERN, em Genebra, se comunicaram com o primeiro servidor web do mundo e continuam dando a todos nós mais do que um presente de Natal.

Segundo o site Living Internet, Berners Lee originalmente desenvolveu um sistema de hipertextos para rastrear centenas de projetos, softwares e computadores em uso no Departamento de Física do CERN. Usando um computador NeXT, Berners Lee desenvolveu um browser rudimentar em meados de 1990. Em seguida, ele e Cailliau criaram o primeiro conteúdo da internet: o diretório de telefones do CERN.

Em agosto do ano seguinte, Berners Lee apresentou sua criação ao mundo (ou pelo menos à porção do mundo que estava conectada ao grupo de notícias alt.hypertext). No final de 1992, a rede hospedava 50 servidores web. No final de 1994, o número subiu para 2.500. O Big Bang já havia começado.

O desenvolvimento inicial da internet nos deu a infra-estrutura de computadores necessária para a comunicação. Mas a web, na verdade, ofereceu o papel mais importante da rede - o que hoje soma mais de 135 milhões de web sites, conectados por uma imensidade de hiperlinks e crescendo a uma média de pelo menos 5% ao mês, segundo a Netcraft. Nenhum aspecto das nossas vidas permanece intocado pela web. O fato de você estar lendo esta reportagem na tela de seu desktop, e não em papel, já diz tudo.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved