sábado, 14 de junho de 2008

.::[Dica] A segurança na Internet::.

Introdução

Se você toma alguns cuidados para garantir sua protecção quando sai de casa é porque sabe do risco de assaltos e outros crimes. A Internet também se mostra como um lugar perigoso e é necessário alguns cuidados para evitar golpes, roubo de arquivos e senhas, ou espionagem de suas actividades nas contas de e-mail ou até mesmo em seu PC. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta 12 dias para manter a segurança de seus dados na Internet e em seu computador.

Saia usando Logout, Sair ou equivalente

Ao aceder seu webmail, sua conta num site de comércio electrónico, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de Internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado porque o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador de Internet e aceder as informações de sua conta, caso esta realmente não tenha sido fechada devidamente.

Crie senhas difíceis de serem descobertas

Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência sequências de caracteres que misturam letras e números. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Mais orientações sobre senhas podem ser encontradas aqui.

Use navegadores diferentes

O Windows está presente na grande maioria dos computadores e, consequentemente, o Internet Explorer também. O problema é que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc) que exploram falhas desse navegador. Por isso, use navegadores como o Opera ou o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma frequência muito menor neles. Se preferir usar o Internet Explorer, use um navegador alternativo nos sites que você considerar suspeitos (sites que abrem muitas janelas, por exemplo).

Cuidado com downloads

Se você usa programas para compartilhar arquivos como KaZaA ou eMule, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui mais de uma extensão (por exemplo, cazuza.mp3.exe), se ele possui um tamanho muito pequeno ou se suas informações parecem suspeitas, pois muitos vírus se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de programas milagrosos, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.


Atente-se ao usar MSN, Google Talk, AIM, ICQ, entre outros

Alguns vírus já estão explorando sistemas de mensagens instantâneas, tais como MSN Messenger, AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus ou para um programa espião automaticamente numa conversa. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contanto é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved