domingo, 15 de junho de 2008

.::[Dica] Usagem de sua rede local::.

Uma vez estabelecida a conexão física , seja ela via cabo paralelo, cabo serial ou placa de rede, podemos fazer os primeiros testes com nossa rede. Inicialmente clique no ícone AMBIENTE DE REDE num dos computadores. Você será capaz de visualizar todos os computadores que disponibilizam algum recurso para a rede.

O COMPUTADOR-1 pode ter seus recursos compartilhados acessados . Basta clicar sobre o ícone do Computador-1.

A próxima operação desejável é usar o drive C e a impressora do outro computador. Vamos aprender a fazer isto. Clique sobre a PASTA C e em seguida clique com o botão direito do mouse. Surgirá um menu onde umas das opções é MAPEAR UNIDADE DE REDE. Isto significa atribuir uma letra de drive (D: , E: , F: , X: Y: a que você quiser) para representar aquele disco rígido em seu próprio computador. Na verdade o Windows 95/98 não precisa mapear unidade de rede para efetuar uma busca ou cópia de arqiuvo. Se o usuário efetuar um duplo clique sobre o ícone da PASTA C, o conteúdo daquele disco será exibido e arquivos podem ser copiados via drag-and-drop para o seu próprio computador. Mapear a unidade com uma letra , ajuda a tornar absolutamente transparete o uso daquele disco por todos os programas. Desta forma um programa como Lotus, Word, Excel, Harvar etc passam a visualizar um disco rígido adicional em suas listas de drives.

Escolha no campo LETRA DA UNIDADE a letra de drive que você deseja usar em seu computador. Neste exemplo estaremos usando a letra X. A opção RECONECTAR AO INICIAR, se selecionada, tornará esta associação permanente. Toda vez que seu computador for ligado ele efetuará este mapeamento de drive automaticamente. Um recurso muito bom do Windows 95/98 é que este mapeamento automático funciona mesmo se o outro computador (Computador-1) estiver desligado pois somente no primeiro acesso efetivo àquele drive que a operação será realizada.

O próximo passo é capturar a impressora na rede, ou seja, criar uma associação de seu computador com uma impressora que está fisicamente ligada ao outro computador. No grupo AMBIENTE DE REDE clique sobre o ícone do COMPUTADOR-1 e em seguida duplo clique sobre o COMPUTADOR-1. Aparecerá novamente a pasta com os recursos compartilhados. Efetue um duplo clique sobre o ícone de impressora (neste exemplo ícone CANON). O Windows o alertará que para usar esta impressora os drivers correspondentes devem ser ser instalados e por isso iniciará o processo padrão de instalação de impressora. Este processo deve ser seguido normalmente , como no procedimento de instalação de impressora local, mas no meio do processo surge a alternativa para Capturar Porta de Impressora.

Confirme o campo NOME DO DISPOSITIVO a porta paralela a ser utilizada neste mapeamento lógico. Se você já tiver uma impressora conectada fisicamente ao seu computador, utilize LPT2. Se você estiver conectado via cabo paralelo, esta operação não será possível via LPT1. Neste exemplo estaremos usando LPT1. Nesta hora o Windows 95/98 é “esperto” o suficiente para solicitar disquetes ou seu CD-ROM para que o driver para uso daquela impressora remota seja instalado em seu computador. Após esta operação, a partir de qualquer aplicativo bastará você escolher a opção SELECIONAR IMPRESSORA e escolher a impressora da rede para que seu trabalho seja impresso no outro computador. Muito fácil , simples e rápido.
Sua rede está montada, pronta e com pelo menos uma impressora remota e um drive mapeados para uso. Isto pode ser feitos em qualquer computador da rede sem limites de número de conexões. A limitação são as letras (de D: a Z: ) e as portas paralelas (LPT1 a LPT9).


Há muitas operações avançadas e sofisticadas que podem ser feitas com a rede do Windows 95/98, como localizar computadores em outro Grupo de Trabalho, use de correio eletrônico em rede, uso de programas que permitem interação nas mesmas telas simultâneamente etc. Estas aplicações são a evolução natural desta sua pequena rede, que pode crescer e torna-se grande. Bem vindo ao mundo das redes, aproveite e perceba como tudo fica mais prático quando estamos conectados !!

CONEXÃO VIA CABO ou CONEXÃO DE REDE VIA PLACAS E CABO COAXIAL

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved