segunda-feira, 23 de junho de 2008

.::Servidor de Web com Windows XP::.

INSTALANDO o IIS:

O suporte para serviço de publicação de página web no Windows XP, como falado, é fornecido pelo aplicativo IIS (Internet Information Server), que está presente no CD do Windows XP Home.

É bem possàvel que na sua instalação do Windows, você já tenha instalado ele no seu micro sem saber, portanto, vamos conferir...

Abra o Painel de Controle -> Clique duplo no Adicionar ou Remover Programa.

Irá aparecer uma janela com os programas instalados no seu micro, mas selecione a opção de Adicionar/Remover componentes do Windows.

Irá aparecer então uma janela com os componentes do Windows instalados no seu micro (estarão com uma marca ao lado do nome). Verifique se o componente Internet Information Services (IIS) está marcado. Se estiver marcado, ele já estará instalado.

Como curiosidade, se clicar em DETALHES, estando o componente IIS selecionado, irá aparecer o serviço que nos interessa que é o Servidor de World Wide Web (só por segurança, verfique se TODOS as opções de subcomponentes do IIS estão selecionados.

E... Pronto! Se você não tinha o IIS instalado, ele irá pedir o CD do Windows XP e irá instalar.

Para verificar se a instalação ocorreu sem problemas, abra uma janela do Internet Explorer e chame a página WEB no seu próprio micro: http://localhost/

Irá aparecer a tela abaixo, informando que o IIS está instalado e funcionando

Vamos conferir então se está tudo ok... e colocar nossa página que desejamos disponibilizar na internet para os demais...

Primeiro verifique se o Serviço de Publicação está como um serviço automático (se você não mexeu em nada, deve estar assim). Basta clicar em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador e olhar na opção de SERVIÇOS. Ele deve estar como Iniciado e Automático.

Logo como primeira opção das propriedades do seu site irá aparecer o seu endereço IP (deixe como TODOS para que não tenha problemas no futuro com mudanças, etc), a porta TCP/IP padrão para serviços WWW que é a 80.

Uma das informações ESSENCIAIS que você precisa fornecer para o IIS, é ONDE estão as páginas do seu site. Como padrão, o IIS assume que estarão em c:\inetpub\wwwroot vamos deixar aà por enquanto...

É importante ver qual é a página inicial "PADRàO" que é chamada quando alguém chamar na web http://seu_nome.no-ip.com. Esta informação se encontra na aba "Documentos" e como podemos ver, se ninguém especificar nenhuma página em especial, o próprio servidor irá procurar primeiro por um arquivo com o nome default.htm depois por um default.asp, depois por um index.htm e por fim iistart.asp, no diretório especificado na figura acima.

Eu preparei uma página padrão (index.htm) com um exemplo e coloquei lá no diretório para substituir aquela do Windows XP Professional mostrada lá em cima...

Pronto, agora, ao chamarem meu servidor http://seu_nome.no-ip.com e eu estando com o No-IP iniciado, irá aparecer a página web abaixo (que é a que está como localhost):

Então nós temos um programa servidor de página rodando, uma página exemplo localizada lá, e falta só o pessoal da internet poder acessar!

Para isto, primeiro ativamos também o aplicativo do no-ip DUC

Pronto! Agora seu micro está disponàvel na internet através do endereço que você tem cadastrado no no-ip. Basta pedir para algum amigo, quando você estiver conectado na internet e com os 2 programas rodando (o no-ip e o IIS), chamar no navegador dele o endereço que você tem cadastrado no no-ip.

( PARA VER ESSE TUTORIAL COM FOTOS, ACESSE: http://tinyurl.com/3pcbvq )

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved