sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

.::Brasil ganha Centros de Competência em Software Livre::.

Durante os dias 12, 13 e 14 de janeiro, foi realizada na USP São Carlos a 8ª Reunião Plenária do Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software). A iniciativa da União Europeia tem por objetivo melhorar a qualidade dos programas de computador de código aberto (open source) e formar recursos humanos para trabalhar na área, considerada estratégica para a inovação nos países em desenvolvimento.

50 representantes de universidades, empresas e institutos de pesquisa de diversos países participaram do encontro que decidiu pela instalação de duas novas unidades do Centro Internacional de Competência em Software Livre no País, uma em São Carlos na USP e a outra em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia.

O Brasil já conta com um centro em operação, em funcionamento no IME (Instituto de Matemática e Estatística) da USP (Universidade de São Paulo). A instalação dos centros no Brasil tem como contrapartida a alocação de recursos da USP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na viabilização das instalações.

Juntamente ao centro do IME e aos já existentes em três capitais européias - Berlim, Roma e Madri, os novos locais de pesquisa têm por função desenvolver e certificar a qualidade de programas computacionais de código aberto, estimulando e atendendo à demanda de empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos de governo pelos programas.

Outra meta do Centro Internacional de Competência em Software Livre é fornecer soluções com uma espécie de “selo de qualidade” do grupo QualiPSo para o software desenvolvido de modo colaborativo (wiki) por comunidades de programadores do mundo inteiro.

Conforme publicado no site da ComputerWorld, o coordenador internacional do QualiPSo, Matteo Melideo, afirma que a aceleração dos resultados e a exploração de novas oportunidades de negócios com o software livre são os grandes objetivos do programa.

Projeto QualiPSo

Financiado pela União Europeia e por empresas privadas envolvidas com desenvolvimento de software livre, como a Siemens (Alemanha), Bull (França) e Engineering (Itália), o Projeto QualiPSo tem seu próximo encontro previsto para o início de fevereiro, quando devem ser consolidados os resultados da reunião de São Carlos.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved