quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

.::Google made in Brazil::.

Você reparou que o Google inseriu um novo favicon (ícone que identifica o site na barra de navegação), mais colorido e alegre, em seus sites? Até aí seria uma notícia corriqueira, se não fosse o fato dele ter sido desenvolvido com base no trabalho de um brasileiro. O novo favicon foi inspirado no design de André Rezende, estudante do curso de Ciência da Computação na Unicamp.

De acordo com o blog do Google, o volume de sugestões recebidas foi impressionante e "a escolha de um 'g' branco sobre um fundo colorido é bastante reconhecível e atraente".

favai

O Olhar Digital conversou com o criador do novo símbolo de uma das empresas mais poderosas do globo. Confira abaixo a entrevista:

Mundo Digital: Como você soube dessa 'promoção' do Google?

André: Sou assinante do RSS do blog do Google. Soube da promoção em junho do ano passado, por meio de um post deles que dizia que a empresa estava recebendo sugestões para a substituição do favicon utilizado. Como eu sou admirador da empresa e gosto de criação gráfica, me interessei.

MD: Como foi o processo de criação do Favicon? Qual foi sua inspiração?

André Rezende: O favicon é uma imagem muito pequena, é preciso um pouco de criatividade para fazer caber sua idéia em poucos pixels. Minhas inspirações partiram do próprio Google, da alegria das cores do seu logotipo e da simplicidade, com o uso de poucos elementos para construir a imagem.

MD: Você gostou das alterações que o Google realizou?

André: O favicon utilizado pelo Google ficou diferente, com cores mais vivas e o deslocamento do "g" para a esquerda. Gostei mais da versão que eu enviei, mas o resultado final ficou interessante.

MD: Você já havia criado Favicons antes?

André: Já trabalhei com design gráfico, mas esse foi meu primeiro favicon. Mandei cerca de 20 sugestões para a empresa.

MD: Como foi saber que sua idéia havia sido escolhida como inspiração para o novo Favicon do Google?

André: Quase caí da cadeira quando soube da notícia por uma mensagem de voz deixada no meu celular por uma gerente do Google, em Mountain View.

Fiquei muito feliz e surpreso por meu trabalho ter sido escolhido entre tantas sugestões enviadas do mundo todo. Não recebi nenhum prêmio, mas o reconhecimento de uma empresa como o Google é muito gratificante.

MD: Qual foi a reação ao visualizar sua criação disponível para milhões de usuários do Google?

André: Senti uma pontinha de orgulho, não só pessoal, mas também por, de alguma maneira, ter representado o Brasil. Eu também ficaria feliz se tivesse sido outro brasileiro o autor do feito.

E você, o que achou do novo favicon “brasileiro” do Google?

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved