terça-feira, 20 de janeiro de 2009

.::Você sabe como os equipamentos tecnológicos evoluíram?::.

Os nerds vivem uma época de ouro, na qual os gadgets mais bacanas tornam-se cada vez menores, mais baratos e com maior capacidade. Você saberia dizer quando esta evolução tecnológica começou?

O site WebUrbanist demonstrou a transformação dos aparelhos eletrônicos por meio dos dez exemplos listados abaixo, que passam pelos clássicos refrigeradores e relógios de pulso, aos contemporâneos celulares, videogames e muito mais.

1. A evolução dos celulares

A febre do século XXI, como é chamado por psicólogos e pedagogos, o telefone celular fica menor a cada lançamento, enquanto suas funções e sua influência na vida moderna aumentam com uma velocidade impressionante.

Se antes o celular era sinal de status, hoje ele é considerado indispensável à vida pessoal e profissional. Além de fazer e receber chamadas, o que o torna ainda mais fundamental são os diversos serviços disponíveis, como internet, rádio, máquina fotográfica, filmadora, televisão e mensagens de texto SMS e multimídias MMS.

gad1

Os primeiros celulares comerciais apareceram no começo dos anos 70. Esses “tijolões”, pesados e desengonçados, entraram na categoria de portáteis por serem wireless. Atualmente você ainda consegue comprar um desses aparelhos jurássicos, embora suas limitações técnicas os tornem demasiadamente obsoletos.


2

E o que o futuro guarda para os aparelhos celulares? À medida que eles encolhem, funcionalidades ganham força e destaque.

2. A evolução dos aparelhos de som

Prefere ouvir ao invés de falar? Pois saiba que suas opções eram bem limitadas antigamente. Antes da Sony mudar de vez a história da música portátil com seu walkman, os amantes da música se viravam com suas boom boxes, um termo genérico para qualquer dispositivo de áudio portátil com alto-falantes.


radio gadr

Se avançarmos algumas décadas até os dias atuais, descobrimos que as fantásticas boom boxes tiveram seu tamanho reduzido e uma evolução tremenda na parte de funcionalidades. No entanto, os primeiros aparelhos de som portáteis não foram totalmente esquecidos e ainda são valorizados por alguns geeks.

3. A evolução dos aparelhos de som automotivos


fdgh

Gosta de dirigir ouvindo uma musiquinha? Então você com certeza concorda que dirigir tornou-se uma experiência mais prazerosa com o passar dos anos.

Antigamente os sons automotivos eram pequenas vitrolas “escondidas” no porta-luvas do carro, que evoluíram para aparelhos preparados para tudo que o futuro reserva de mais moderno e tecnológico.


4. A evolução dos carros

Essa história é longa, mas vamos resumir: se antigamente carros como o Studebaker de 1950, a BMW Isetta e o setentão AMC Pacer eram os tops de linha para os geeks, o time de nerds atuais se divertem com o Toyota Prius e o VW Beetle.


gaddd

5. A evolução dos refrigeradores e freezers

Está com fome? Então está na hora de você ir até a geladeira. Cada casa costumava ter um único refrigerador na cozinha e, talvez, um menor e mais antigo no porão.


hhjjh

Nos dias atuais, esses aparelhos evoluíram tanto que já é possível ter um refrigerador conectado por meio de USB ao seu computador. Ok, isso pode parecer ultrapassado, mas ter uma geladeira conectada ao PC é um sonho nerd que se tornou realidade. Já existe até freezer para uma lata apenas: gela a segunda enquanto você bebe a primeira.

6. A evolução dos computadores

Miniaturização é um tema recorrente na evolução das tecnologias geeks e os maiores beneficiados dessa “moda” são os computadores.


ddfd

Se milhões de tubos arcaicos ligavam os primeiros PCs, como o ENIAC, da década de 40, que precisava de 17.468 cabos para funcionar, hoje em dia os designers desses aparelhos dão valor ao charme e ao design arrojado. Cada vez mais empresas de informática lançam computadores de variados modelos, tamanhos e cores com a finalidade de atrair o consumidor.

7. A evolução das calculadoras

Calculadoras eletrônicas são primas próximas dos computadores e evoluíram bastante desde o lançamento do seu primeiro modelo. Atualmente carregadas por meio de energia solar, elas podem ser tão pequenas que podem ser encontradas “escondidas” em relógios de pulso ou em forma de cartões de crédito.

jiijjijijiji


Exemplo de tanta modernidade na hora de calcular é a USB Hub: se por um lado ela é uma calculadora como outra qualquer, por outro ela surpreende com suas três entradas para drivers USB 2.0.

8. A evolução dos relógios

Falando de relógios de pulso, esses aparelhos se tornaram objeto de adoração desde que o primeiro relógio digital da Casio chegou ao mercado. A tendência no ramos dos relógios seguiu a dos demais gadgets: encolher o tamanho e aumentar as funções.

9. A evolução dos televisores


gfad

TV é uma coisa sagrada para os verdadeiros geeks, porta de entrada da aclamada série Star Trek às casas dos fanáticos por tecnologia. Com o poder de seduzir e inspirar, os televisores passaram de grandes caixas a maravilhas modernas de última tecnologia.

10. A evolução dos videogames

Os jogos de videogames “vivenciaram” muita coisa desde que o Atari surgiu, ficando cada vez melhores. A medida que a tecnologia avançava, empurrada pela demanda de gamers e geeks, novos consoles surgiam.

Dentre os produtos mais procurados pelos gamemaníacos do século XXI estão os consoles Xbox, da Microsoft; o Wii, da Nintendo; e o Playstation 3, fabricado pela Sony.

Mas o que será que o futuro reserva ao mercado dos games? O que se sabe é que a medida que a Nintendo, Sony, Microsoft e qualquer outra grande fabricante apresentar suas novidades, os geeks com certeza irão correr para experimentar os brinquedinhos tecnológicos.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved