A forte desaceleração  econômica mundial que atingiu especialmente o último  trimestre de 2008 impactou de forma negativa o mercado de TI no Brasil. Este  impacto, porém, foi menor no mercado de serviços profissionais de TI, já que boa  parte da receita ainda é lastreada em contratos de médio e longo prazo  (incluindo suporte, manutenção, outsourcing, etc). É o que mostra o estudo  IDC Brazil IT Services Tracker  2H08, que a consultoria acaba de concluir. 
Apesar disso, a IDC espera que muitos  destes contratos sejam renegociados em virtude da forte necessidade das empresas  em reduzir seus custos. “A maior parte das renegociações deverá contemplar a  redução de níveis de SLA ou até mesmo corte de alguns serviços não críticos em  2009”, afirma Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas enterprise da IDC, e  responsável pela análise. “Mesmo assim, a boa  notícia é que boa parte dos  serviços de TI contratados já não é mais dispensável e darão suporte às  operações do negócio, o que garantirá a manutenção da maioria das receitas  recorrentes dos prestadores de serviços de TI em 2009”,  complementa.
De acordo com a análise, o  mercado de serviços profissionais de TI apresentou um bom resultado em 2008,  principalmente devido a projetos de outsourcing de infra-estrutura (ITO),  desenvolvimento e implementação de soluções de governança, adequação contábil e  fiscal (SPED e Nota Fiscal Eletrônica), implementação e integração de sistemas  de CRM e BI, aprimoramento de módulos de ERP, integração e consolidação de  infra-estrutura, incluindo virtualização. O mercado total de serviços  profissionais de TI teve uma receita total de R$ 18,56 bilhões em 2008,  desempenho 11,6% superior quando comparado a 2007. Este valor exclui serviços de  BPO e Offshore.
Para compensar a contínua  queda das margens, especialmente neste novo cenário econômico, fornecedores têm  recorrido a formas inovadoras de oferecer serviços por meio da adição de valor e  capacidade de embutir inteligência e capital intelectual às suas entregas,  buscando diferencial competitivo. “O que o mercado tem chamado de  cloud-computing, por exemplo, já é uma oferta estruturada em algumas empresas  embora apresentem algumas diferenças de provedor para provedor. De qualquer  maneira, esta oferta de TI como serviço, neste conceito de nuvem, deverá se  tornar mais comum nos próximos meses”, explica Roveri.
Para o analista, a cobrança sobre os departamentos de TI para  redução de custos aliada a eventuais cortes de pessoal interno vão impulsionar a  contratação de serviços terceirizados (outsourcing) de infra-estrutura em 2009,  além de projetos relacionados à redução de custos e o desenvolvimento de  soluções de adequação a normas regulatórias, fiscais e contábeis. Estes fatores  darão a maior contribuição para manter o crescimento do mercado positivo em  2009. Este crescimento, porém, não passará de um dígito no ano. Alguns dos  serviços de TI mais impactados pela redução nos  orçamentos de TI serão aqueles  relacionados à manutenção e suporte de hardwares, help-desk, desenvolvimento de  novas aplicações e consultorias de longo prazo que não estejam relacionadas à  otimização de processos com resultados tangíveis de redução de  custos.



  


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