domingo, 17 de maio de 2009

.::Contratos de serviços de TI no Brasil passarão por fortes renegociações::.

A forte desaceleração econômica mundial que atingiu especialmente o último trimestre de 2008 impactou de forma negativa o mercado de TI no Brasil. Este impacto, porém, foi menor no mercado de serviços profissionais de TI, já que boa parte da receita ainda é lastreada em contratos de médio e longo prazo (incluindo suporte, manutenção, outsourcing, etc). É o que mostra o estudo IDC Brazil IT Services Tracker 2H08, que a consultoria acaba de concluir.

Apesar disso, a IDC espera que muitos destes contratos sejam renegociados em virtude da forte necessidade das empresas em reduzir seus custos. “A maior parte das renegociações deverá contemplar a redução de níveis de SLA ou até mesmo corte de alguns serviços não críticos em 2009”, afirma Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas enterprise da IDC, e responsável pela análise. “Mesmo assim, a boa notícia é que boa parte dos serviços de TI contratados já não é mais dispensável e darão suporte às operações do negócio, o que garantirá a manutenção da maioria das receitas recorrentes dos prestadores de serviços de TI em 2009”, complementa.

De acordo com a análise, o mercado de serviços profissionais de TI apresentou um bom resultado em 2008, principalmente devido a projetos de outsourcing de infra-estrutura (ITO), desenvolvimento e implementação de soluções de governança, adequação contábil e fiscal (SPED e Nota Fiscal Eletrônica), implementação e integração de sistemas de CRM e BI, aprimoramento de módulos de ERP, integração e consolidação de infra-estrutura, incluindo virtualização. O mercado total de serviços profissionais de TI teve uma receita total de R$ 18,56 bilhões em 2008, desempenho 11,6% superior quando comparado a 2007. Este valor exclui serviços de BPO e Offshore.

Para compensar a contínua queda das margens, especialmente neste novo cenário econômico, fornecedores têm recorrido a formas inovadoras de oferecer serviços por meio da adição de valor e capacidade de embutir inteligência e capital intelectual às suas entregas, buscando diferencial competitivo. “O que o mercado tem chamado de cloud-computing, por exemplo, já é uma oferta estruturada em algumas empresas embora apresentem algumas diferenças de provedor para provedor. De qualquer maneira, esta oferta de TI como serviço, neste conceito de nuvem, deverá se tornar mais comum nos próximos meses”, explica Roveri.

Para o analista, a cobrança sobre os departamentos de TI para redução de custos aliada a eventuais cortes de pessoal interno vão impulsionar a contratação de serviços terceirizados (outsourcing) de infra-estrutura em 2009, além de projetos relacionados à redução de custos e o desenvolvimento de soluções de adequação a normas regulatórias, fiscais e contábeis. Estes fatores darão a maior contribuição para manter o crescimento do mercado positivo em 2009. Este crescimento, porém, não passará de um dígito no ano. Alguns dos serviços de TI mais impactados pela redução nos orçamentos de TI serão aqueles relacionados à manutenção e suporte de hardwares, help-desk, desenvolvimento de novas aplicações e consultorias de longo prazo que não estejam relacionadas à otimização de processos com resultados tangíveis de redução de custos.

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