quinta-feira, 26 de março de 2009

.::Tecnologia semântica em buscas do Google::.

Nesta terça-feira, 24, o Google anunciou que integrou ao seu sistema de busca uma tecnologia de semântica, o que permitirá ao site associar as palavras buscadas a outras de significado parecido, para melhorar a procura feita pelos usuários.

"Haverá mais perguntas, mais linguagens, e fazemos nossas sugestões do que é mais relevante para a necessidade do internauta atualmente", escreveram os engenheiros no blog oficial do Google.

Segundo a empresa, chamada "busca semântica" será habilitada em 37 idiomas.

Web 3.0

O interesse pelas "buscas semânticas" tem crescido para criar sistemas mais inteligentes que procuram interpretar e compreender o significado de sentenças ou combinações de palavras.

Em janeiro, durante uma conferência financeira, o CEO do Google, Eric Schmidt, já havia dado indícios da novidade, alegando que a companhia teria uma postura mais séria a respeito da busca semântica. "Não seria legal se o Google entendesse o sentido da sua frase, ao invés de apenas palavras que compõem a frase? Fizemos muitas descobertas nessa área que deveremos lançar logo", disse ele na ocasião.

E não é só o Google que vem trabalhando nisso. A principal rival do Google em um suposto mercado semântico de busca, a PowerSet, foi adquirida pela Microsoft em julho por 100 milhões de dólares para melhorar os conceitos semânticos por trás do Windows Live Search.

Recentemente a gigante dos softwares confirmou que está testando o seu sistema de buscas Kumo.com.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2007 - 2010 .::Mundo Digital::. - All Rights Reserved